A estruturação dos negócios passa pela organização dos seus processos, com áreas responsáveis, indicadores e habilitadores como a tecnologia.
O uso de referência de mercado, benchmarkings é uma abordagem que ajuda na busca incansável da excelência operacional. Neste sentido modelos de referência de processos, em especial para a cadeia de abastecimento, são muito bem vindos.
Eles contribuem para gerar fluxos de atividades mais produtivos evitando desconexões (internas ou com o mercado) que podem criar empresas pouco permeáveis. Além do resultado em si, isto afeta, positiva ou negativamente, a atratividade de talentos e aderência de ferramentas tecnológicas.
Vejamos um modelo de referência bastante robusto chamado SCOR.
O QUE É SCOR?
SCOR nasceu como um modelo de referência de processos para supply chain e ao longo do tempo ampliou sua abrangência.
De forma geral SCOR não é uma metodologia pois sua força maior não está em dizer como transformar os processos. Seu valor está em dispor uma referência para melhor organizar processos, indicadores, boas práticas e identificar perfis (habilidades) para executar estes processos.
Alguns elementos que o SCOR engloba, utilizando global standards and practices:
• Process – arquitetura de processos
• Performance – KPIS – gestão de performance
• Best practices & features – boas práticas, soluções, aplicações
• People – perfis para suportar os processos
Na figura abaixo podemos observar como SCOR organiza os processos em seus níveis:
Para sermos mais específicos, vejamos como se organizam os processos do PLAN, no caso os componentes do S&OP (plano tático) e do S&OE (programação operacional) através de um exemplo de produção.
S&OP – Plano Tático de Médio e Longo-Prazo
S&OE – Plano/Programação de Curto-Prazo – Processo de Produção
Indicadores de negócio são descritos pelo SCOR, incluindo as sua fórmula. Abaixo um exemplo de um indicador associado a processo de atendimento (Deliver):
Adicionalmente SCOR descreve boas práticas e habilidades (skills) que os profissionais devem possuir para executar os processos de forma bem sucedida.
Portanto a utilidade do SCOR é abrangente. Ele pode ajudar as empresas a organizar e integrar seus processos, indicadores, entender como o uso de boas práticas e habilidades podem alavancar o resultado das atividades ou minimamente desafiar o modelo estabelecido ensejando inovação.
QUEM MANTÉM O SCOR?
Supply-Chain Council, que faz parte da Association for Supply Chain Management (ASCM). A ASCM, também congrega os renomados cursos da APICS.
Links úteis:
https://scor.ascm.org/processes/introduction
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Além de especialistas em Digital Supply Chain da SAP, a SCM-Design possui um serviço de consultoria que envolve processos negócio, modelos de referência como SCOR e análise de maturidade da cadeia de abastecimento.
Caso necessite mais informações nosso canal de contato está abaixo:
contato@scmdes.com